Otimismo e pessimismo são dois termos contraditórios. Otimismo significa pensamento positivo e manter a esperança, analisar situações sob uma boa perspectiva, enquanto pessimismo significa pensamento negativo e não esperar pelo bem em quase nenhuma situação.
No entanto, o que é melhor, ser uma pessoa otimista ou pessimista? Quem tem mais sucesso na vida? Quem vive uma vida mais feliz e tranquila? A resposta é, definitivamente, a pessoa otimista, e por ser otimista, leva uma vida mais feliz e pacífica e alcança o sucesso mais rapidamente na vida do que uma pessoa pessimista.
Estudos mostram que o otimismo tem um impacto maior no sucesso, na atitude, na saúde e nas perspectivas de uma pessoa. Além disso, pessoas pessimistas em relação à vida tendem a ter maior incidência de doenças, e segundo os estudos, a morrer mais prematura do que pessoas otimistas.
De forma geral, quando uma pessoa inicia sua carreira, relacionamentos ou qualquer empreitada o faz com uma atitude positiva ou negativa. Você poderia se perguntar por que começar com pensamento negativo se não está convencido sobre a conclusão da empreita ou está com um estado de espírito negativo em relação a ela?
Pode ser que você, por obrigação, tenha que assumir determinada tarefa para qual você não tem a menor disposição. Nesse caso, em vez de tentar dar desculpas para não assumir a tarefa, pense nos possíveis benefícios que ela pode trazer para você, em como ser colaborativo pode ser benéfico. Encare a tarefa como um desafio e a conclusão da mesma como uma vitória. Dessa forma, você pode aproveitar a tarefa utilizando uma atitude positiva.
Ser otimista oferece benefícios. Não se trata simplesmente de ser uma pessoa que vê somente o lado “brilhante” das coisas e da vida ou que esteja alienado da realidade. Aliás, geralmente as pessoas negativas alegam que não são negativas mas que na verdade elas são realistas, o que é bem questionável.
Estudos comprovam (trarei alguns aqui no blog oportunamente), que o otimista tem uma vida mais longa, tem uma vida mais feliz, alcança mais sucesso, tem melhores relacionamentos e amizades, se diverte mais, enfim aproveita melhor a vida. Apenas alguns benefícios foram mencionados, porém outros benefícios mais poderiam ser apontados. Sem mencionar que os pessimistas sentem falta de tudo isso, pois passam quase o tempo todo lamentando seus fracassos e procurando desculpas ou acusando outrem por sua situação.
Para saber se você é otimista ou pessimista, você precisa se conhecer. Você deve ter a capacidade de ouvir a voz interior.
Pense nas vezes em que você caiu em uma situação negativa e como você reagiu durante esses momentos.
Que tipo de pensamento veio à sua mente naqueles dias?
O que você ouviu de sua voz interior em relação àquelas situações específicas?
Como você assumiu o comando da situação?
Depois de obter a resposta para essas perguntas, você saberá se tem sido uma pessoa pessimista ou não. Se perceber que suas atitudes são pessimistas, faça o necessário para se tornar uma pessoa mais otimista. Reflita sobre seus pensamentos, reformule as frases negativas trocando-as por frases positivas e que expressem uma perspectiva melhor, utilize frases que te estimulem para o bem. Se relacione com pessoas alto astral, que te coloquem pra cima. Leia livros inspiradores, ouça palestras inspiradoras, participe de reuniões que elevem seu espírito. Existem também recursos disponíveis na Internet que podem te ajudar a mudar sua atitude de alguém pessimista para uma pessoa otimista.