Você conhece uma pessoa que parece sempre feliz e positiva consigo mesma e com a vida em geral? Eles nunca parecem ter problemas e parecem ser capazes de lidar com as coisas da vida com dignidade e graça. Você gostaria de ser mais como eles e capaz de lidar com as circunstâncias de sua vida como eles?
Essas pessoas têm uma maneira de ver a vida como sendo o “copo meio cheio”, onde mesmo que as coisas estejam dando muito errado, elas encontram algo positivo para se concentrar. Essa maneira de ver a vida é natural para algumas pessoas, mas para a maioria das pessoas que usam essa abordagem da vida, é uma resposta aprendida. Resulta de fazer uma intenção de olhar para o positivo e não insistir no negativo e, em seguida, praticar isso.
Parece fácil quando está em um texto de um blog, mas na realidade do dia a dia, na vida cotidiana, geralmente não é.
Como as pessoas aprendem a focar no copo meio cheio e não no meio vazio e permanecerem positivas?
Elas desenvolveram o hábito da gratidão.
Não é fácil ser grato diante de circunstâncias difíceis. No entanto, praticar a gratidão nos ajuda a lidar com tudo, mesmo as experiências mais difíceis que podemos enfrentar em nossas vidas. É a chave para o otimismo que vemos na pessoa positiva que tanto admiramos. Por outro lado, o hábito de reclamar é péssimo. Quando reclamamos podemos rapidamente perder nossa perspectiva.
O site Psychology Today define gratidão como
“um sentimento de apreço pelo que se tem. É o reconhecimento da importância independentemente do valor monetário. Vem de dentro naturalmente e é uma afirmação de bondade e cordialidade. Essa emoção social fortalece os relacionamentos e tem suas raízes profundas na história evolutiva – desde o valor de sobrevivência de ajudar os outros e ser ajudado em troca. Uma pesquisa mostrou que regiões específicas do cérebro estão envolvidas em experimentar e expressar gratidão. Varreduras cerebrais de pessoas atribuídas a uma tarefa que estimulava expressões de gratidão revelaram mudanças duradouras no córtex pré-frontal que aumentaram a sensibilidade a futuras experiências de gratidão. A gratidão é um sentimento automático, mas um crescente corpo de pesquisa está provando seu valor prático – isto é, fazer um esforço consciente para contar as próprias dádivas. A pesquisa mostra que as pessoas podem cultivar gratidão deliberadamente – e isso traz importantes benefícios sociais e pessoais. Não há problema em ser grato pelos entes queridos, colegas de trabalho, animais, natureza e vida em geral. As emoções criam uma vibração positiva que afeta tanto o interior quanto o exterior.”
fonte: https://www.psychologytoday.com/us/basics/gratitude (tradução nossa)
O pensamento meio copo cheio busca esclarecer uma situação antes de reclamar dela. Procura responder a pergunta se uma reclamação melhorará ou piorará a situação e se, de alguma forma, ajudará a resolver o problema. Na maioria dos casos, a resposta para ambas as perguntas é não!
Nessas ocasiões em que verificamos que se justifique, devemos fazer algo a respeito. Uma perspectiva clara sobre a situação pode nos ajudar a resolver um problema que entendamos, de primeiro momento, insolúvel. Manter uma atitude de gratidão nos ajuda a manter uma perspectiva positiva sobre a maioria das coisas que acontecem em nossa vida. Ajuda a manter o copo meio cheio mesmo nas circunstâncias mais difíceis.